6 Actividades Surpreendentes para Fazer no Algarve este Inverno

Como principal destino de Verão de Portugal, não é necessário puxar muito pela cabeça para encontrar o que fazer nesta região durante o verão: dias de praia nos apetecíveis areais dourados, inúmeras festas todas as noites, concertos, atividades marítimas, convidativas esplanadas a dois passos do mar. O número de opções é imenso.

Mas e se quiseres fugir ao padrão e rumar ao extremo sul do país durante a época mais fria do ano? Neste artigo vamos mostrar-te o que fazer no Algarve este Inverno! Vais ficar surpreendido/a com as possibilidades.

Joga Golfe

Os campos de golfe algarvios esgotam com frequência durante o Inverno, o que não é de estranhar já que o Algarve foi eleito como melhor destino de golfe da Europa. Profissionais, amadores ou simples curiosos passam longas temporadas no sul de Portugal para usufruir de alguns dos melhores campos de golfe do mundo.

Se és fã desta modalidade, ou se pretendes aprender a jogar, não há dúvidas que o Algarve é uma excelente escolha.

golf-no-Algarve

Hotéis e SPAs de Elevada Qualidade

Outro aspeto no qual o Algarve brilha de forma intensa é no setor do alojamento. É fácil encontrar hotéis para todo o gosto (e também para todos os bolsos).

No Inverno, o preço médio dos hotéis nesta região baixa de forma bastante significativa. Isto significa que, comparativamente ao verão, irás pagar muito menos para ter acesso aos mesmos serviços e à mesma qualidade. Excelente ideia, não?

Se gostas de relaxar, podes reservar um quarto num hotel de 4 estrelas com piscina e SPA, por preços que rondam os 30 euros/noite (dependendo das datas, até podes conseguir valore baixos – uma dica: opta por dias de semana).

A nossa sugestão será Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa.

HiltonVilaMoura1

HiltonVilaMoura3

HiltonVilaMoura2

pubblogll

Passa Um Dia Com Animais

É verdade que o Zoomarine, o parque temático mais famoso do Algarve está fechado durante o Inverno (funciona entre Março e Outubro), mas existem outras opções com qualidade mais do que suficiente para garantir uma tarde bem passada.

O Zoo de Lagos permanece aberto durante todo o ano e aposta de forma séria no seu programa de Inverno. Entre 5 de dezembro e 6 de janeiro, este espaço organiza a Natalândia, onde crianças e adultos podem respirar a magia do Natal rodeados de animais. O Pai Natal, renas, duendes e fadas marcam obrigatoriamente presença no Zoo de Lagos.

No que diz respeito aos animais, o Zoo de Lagos é a moradia de dezenas de espécies de aves, primatas, linces, ocelotes, suricatas, esquilos, coelhos, cães da pradaria, veados, renas, hipopótamos, raposas, burros, póneis, crocodilos anões e muitos outros.

ZooLagos

Mais no centro do Algarve, mais concretamente em Algoz, fica o Krazy World Zoo. Contudo, nota que este espaço está encerrado durante parte do Inverno, sendo por isso essencial que consultes o seu calendário antes de planeares uma visita.

O Krazy World Zoo é dividido em duas áreas: “Quintinha” e “Terra Exótika”. Na primeira é possível ver camelos, lamas, póneis, ovelhas e cabras. Já na “Terra Exótika” podes ver lémures, tartarugas aligator, caimões e diversos outros.

Observação de Aves

Se não perdes um programa de vida selvagem no National Geographic, fica a saber que o Algarve também tem muito para oferecer em termos de observação de aves (ou birdwatching, se preferires).

O ponto alto da observação de aves nesta região é o outono. Entre Setembro e Novembro, a península de Sagres é um corredor de passagem de aves de rapina, o que possibilita o avistamento de centenas de espécies, algumas das quais raras.

Mas o Inverno também é uma excelente época do ano para calçar umas botas, agarrar nos binóculos e ir à procura de todo o tipo de aves. As zonas húmidas costeiras, como a Ria Formosa ou Castro Marim, concentram dezenas de milhares de aves durante os meses do Inverno.

Outras zonas interessantes para a prática desta atividade são a Lagoa dos Salgados, o Caniçal de Vilamoura e a Ria de Alvor.

Passeia a Pé ou de Bicicleta

Mesmo durante o Inverno, o Algarve oferece muitos dias sem chuva e temperaturas difíceis de encontrar em qualquer outro ponto da Europa. Com temperaturas médias entre os 11ºC e os 15ºC e aproximadamente 10 horas de sol por dia, vai saber bem explorar as diferentes paisagens.

Se gostas do desafio de explorar grandes percursos, em comunhão com a natureza, fica a saber que tens três grandes rotas para explorar no Algarve:

Via Algarviana – É um rota que permite atravessar todo o Algarve pé. Resulta de uma parceria entre a associação ambientalista Almargem e os Algarve Walkers. No último verão, foram apresentados os novos 500 quilómetros desta via, que contabiliza agora 800 quilómetros de trilhos. A Via Algarviana aposta na descoberta das duas regiões menos conhecidas desta parte do país: a serra e o barrocal, promovendo um contacto próximo com o ambiente rural.

Grande Rota do Guadiana – São 65 quilómetros entre Vila Real de Santo António e Alcoutim. A Grande Rota do Guadiana percorre a margem esquerda do Guadiana, atravessando diversas aldeias. Trata-se de uma rota pedestre através do Parque Natural do Vale do Guadiana, que vai agradar a todos os que gostam de explorar a natureza.

Rota Vicentina – Trata-se de uma grande rota, que une o Algarve o Alentejo na missão de promover o turismo sustentável e a região sudoeste de Portugal.

rota-vicentina-portugal-algarve

No que diz respeito ao Algarve, existem diversos percursos entre Odeceixe e o Cabo de São Vicente, que oferecem vistas fantásticas sobre uma costa ainda em estado bruto, que constitui um dos redutos mais bem preservados do continente europeu.

Surf

Selvagem e rústica, a costa do Algarve ocidental é o lugar para ir apanhar ondas inverno. As melhores ocorrem geralmente de novembro a março, quando eles chegam de 2m a 4.5m de altura.

arrifana-surf

Como acabámos de ver, o Algarve também é apelativo no Inverno. Aproveita!

Temos muitas ofertas para Algarve a começar só por 1€, estão aqui a tua espera.

Imagens via hilton.com, lands.pt, blogfragoselas.blogspot.pt, luex.com, surf-4-life.pl