A Derradeira Checklist De Viagem: 20 Itens Que Todos Os Viajantes Precisam

Fazer as malas para uma grande viagem, causa frequentemente alguns dilemas. Deves levar um grande tubo de pasta de dentes para durar a viagem inteira? Quantos pares de calças deves levar? Deves adquirir cuecas arejadas? É muito fácil desesperar ao fazeres a tua checklist de viagem com itens para levar – por isso sê seletivo, e lembra-te que podes comprar a maioria dos itens quando estiveres lá.

Para ajudar-te, elaboramos uma lista de itens essencial – não é exaustiva (obviamente, não te esqueças também do teu passaporte, dos bilhetes, do dinheiro, e cartões bancários), mas estes são itens que ficarás realmente satisfeito por os teres levado…

  1. Tampões auditivos

Estas belezas são de valorizar: farás vénias ao seu inventor de cada vez que estiveres prestes a passar uma noite sem dormir, como quando, inadvertidamente, optas por ficar no hotel e há uma festa ao lado, e uma mesquita numa rua principal em festa.

  1. Máscara de dormir

A humilde máscara de dormir é essencial na batalha contra o sono – é uma barreira para aquele primeiro raio de sol tropical agressivo, que atravessa as frágeis cortinas, e atinge-te diretamente na tua retina.

mascara-de-dormir

  1. Gel antissético para as mãos

Evita ficar com diarreia utilizando um gel antibacteriano que não necessita de água, especialmente quando estás prestes a comer, ou fizeste somente uma visita a uma casa de banho infernal.

  1. Sacos de todos os tipos

Arruma as tuas roupas em sacos de tecido dentro da tua mochila, e desta forma evitas fazer barulhos irritantes se estiveres em quartos partilhados. Se fores viajar para um clima húmido, forra o interior da tua mochila com um saco do lixo para manteres os teus pertences secos. É uma boa ideia levar sacos de plástico a mais para a tua roupa suja, e mais alguns sacos de comida com fecho.

  1. Sarongue – até mesmo para os homens

Um simples pedaço de pano com muitas funções: podes usá-lo como uma saia ou como um xaile para proteger-te do sol escaldante, ou para quando fores visitar lugares religiosos; também podes utilizá-lo como um lençol num clima quente; e podes usá-lo como uma toalha (de secagem rápida), ou para te tapares depois de tomares banho ou quando estás na praia.

  1. Chinelos ou sandálias impermeáveis

Este calçado simples e leve vai proteger os teus pés quando tiveres que tomar banho num cubículo imundo. 

chinelos

  1. Sapatos de caminhada

Se vais viajar durante alguns meses, e estás a planear fazer algumas caminhadas, não leves botas de caminhada. Num clima quente, não vais querer usá-las, e são pesadas. Em vez disso, opta por levar sapatos de caminhada mais leves que tenham uma sola forte. Embora não dêem o mesmo suporte ao tornozelo que as botas dão, é uma opção equilibrada para algo que não vais utilizar assim tantas vezes.

  1. Adaptador de viagem

Certifica-te que compras pelo menos um adaptador antes de saíres de casa, pois pode ser difícil encontrar o tipo certo assim que estiveres no estrangeiro. Compra um para tomadas múltiplas, e que tenha também preferencialmente uma porta USB.

  1. Telemóvel

Se tens um telemóvel desbloqueado, compra um cartão SIM local quando chegares num novo país para desfrutares das tarifas locais. Levar um smartphone pode ser bestial – para além dos benefícios de comunicação óbvios, podes pré-carregar mapas nele, e teres wifi. A maioria também tem vários gadgets de viagem, tais como um despertador, e uma bússola, e há aplicações úteis, como o conversor de moedas, e dicionários de idiomas offline. 

  1. Carregador portátil

Esta pequena joia pode salvar o dia, se a tua bateria de telemóvel estiver sem bateria, enquanto andas por aí.

  1. Almofada para o pescoço

Acaba com as posições embaraçosas de cabeça, e com os pescoços doridos nos voos noturnos, e nas viagens de autocarro. Compra uma almofada insuflável de boa qualidade que podes achatar quando a fores meter na tua mala. 

  1. Kit de primeiros socorros

Um kit básico de primeiros socorros deve incluir sais de reidratação oral, compressas, comprimidos de purificação de água, creme antisséptico, repelente de mosquitos, analgésicos como o ibuprofeno – e definitivamente – Imodium.

  1. Kit de costura

Não subestimes isto – haverá momentos em que será vital. Inclui uma agulha, alfinetes, fios de diversas cores e alfinetes de bebé. Coloca também um cordão comprido, que pode ser utilizado de várias formas, por exemplo, como uma corda para estender a roupa, ou quando um dos seus cordões do sapato se estragar.

  1. Cadeado

A maioria das hostels tem um armário para colocar os seus objetos de valor, mas precisas de levar o teu próprio cadeado. Também é aconselhável levar um cadeado para fechares a tua bolsa nos locais onde haja carteiristas. Compra um cadeado com combinações em vez de um com uma chave, pois as chaves podem perder-se.

  1. Lanterna de Cabeça

Além dos usos óbvios em viagens de campismo e caminhadas noturnas, é útil que leves uma lanterna de cabeça se quiseres ler quando as outras pessoas estão a tentar dormir, ficando com as mãos livres para virares as páginas.

  1. Calças impermeáveis

Usa calças impermeáveis ??em dias de chuva – que vão manter-te confortável e seco, em vez de ficares miseravelmente todo encharcado. Escolhe tecidos arejados ??para evitar que fiques suado por dentro.

pubblogll

  1. Lençol de seda para saco-cama

Mesmo se não levas um saco-cama, isto é absolutamente essencial. Evita ataques de insetos e o contacto com manchas questionáveis ??no teu colchão ao utilizares um lençol destes, quando te instalas num hostel barato.

  1. Canivete suíço

Haverá inúmeras vezes que ficarás contente por o teu canivete ter uma faca, tesouras, pinças e – aleluia! – Um abridor de latas. Não te esqueças de o colocar na mala que não vai contigo no avião – pois será confiscado no aeroporto, se o mantiveres na tua bagagem de mão. 

  1. Frascos de Viagem

Despeja os teus produtos de higiene pessoal em pequenos frascos de plástico. Para poupares espaço, tenta usar produtos de higiene pessoal tudo em um, tais como champô/amaciador, gel de banho/champô, ou um sabonete para lavar o cabelo e lavar também a roupa.

  1. Guia (livro)

Porque o papel nunca fica sem bateria. guias-livro

Este artigo foi adaptado ao original de RoughGuides.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *