9 Locais Para Visitar em Guimarães e arredores

Existem bons motivos para que não deixes de visitar Guimarães. Esta cidade tem um centro histórico interessante, e em 2001 foi considerada Património Mundial Cultural pela UNESCO devido à forma única como as pessoas são recebidas aqui.

Guimarães é muitas vezes chamada de “Berço de Portugal” por D. Afonso Henriques aqui ter nascido e por aqui ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique.

Guimarães é um local com diversos monumentos de diferentes influências arquitetónicas e locais de grande interesse arquiteto-paisagístico.

A seguir vamos indicar-te 9 locais que não podes deixar de visitar:

#1 Local – Largo da Oliveira

Este largo foi criado pela Condessa Mumadona no séc. X. Nele podes observar várias habitações típicas, uma igreja, o que resta antigo Convento da Nossa Senhora da Oliveira, e o Padrão do Salado.

Este largo, antigamente denominado de Praça de Santa Maria, ganhou este nome porque a oliveira seca que se punha por tradição junto ao local onde era erguido o padrão, voltou a dar folhas passados três dias.

Largo2

#2 Local – Praça de São Tiago

Esta praça ainda conserva o seu aspeto medieval apesar das alterações que sofreu ao longo dos tempos, e é um local agradável para estar numa das esplanadas dos estabelecimentos que aí se encontram (tanto de dia como de noite). Por isso se queres relaxar, fazer uma pausa e comer qualquer coisa em Guimarães, este é o sítio onde deves ir.

Esta praça tem este nome porque S. Tiago trouxe uma imagem da Virgem Santa Maria para um templo padrão que se encontrava nesta praça.

#3 Local – Castelo de Guimarães

Este é um dos monumentos de maior importância do património arquitetónico português. Foi aqui que nasceu e viveu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Este castelo inicialmente denominado como “Castelo de São Mamede”, foi construído na segunda metade do século X pela Condessa Mumadona Dias na sua propriedade de Vimaranes. No cimo do castelo de Guimarães podes desfrutar pacificamente duma agradável vista para a cidade e arredores.

Se vais a Guimarães não deves deixar de visitar este Castelo.

Castelo-Guimaraes

Castelo-Guimaraes2

#4 Local – Paço dos Duques de Bragança

Este Paço foi mandado construir por D. Afonso (1º Duque de Bragança) no séc. XV. Houve um período em que foi um quartel e outro em que esteve abandonado. Foi restaurado, e hoje em dia alberga um espólio do século XVII e XVIII.

Tem diversas divisões abertas ao público: o salão dos passos perdidos, a sala das armas, uma sala de passagem, um salão de banquetes, a sala de jantar íntima, a capela, a sala de Cipião, um quarto e uma antecâmara, o salão nobre, a sala de São Miguel e o quarto da D. Catarina.

O que mais gostei de visitar foi o quarto de D. Catarina de Bragança (Rainha de Inglaterra), onde podes observar o seu retrato. Foi a D. Catarina de Bragança que introduziu o hábito de tomar chá aos ingleses.

Para além das salas que podes visitar também existem outras atividades como concertos, exposições temporárias e workshops.

pubblogll

#5 Local – Igreja de São Francisco

Para um momento de paz ou simplesmente para apreciá-la, recomendo que visites a Igreja de São Francisco.

A igreja foi construída no séc XV, sofreu várias alterações ao longo tempo e tem várias influências arquitetónicas que vão desde românicas, góticas a barrocas.

No seu interior podemos contemplar o seu esplendor dourado.

Igreja-Sao-Fancisco1

Igreja-Sao-Fancisco2

Igreja-Sao-Fancisco3

#6 Local – Montanha da Penha

Este é o ponto mais elevado da zona urbana de Guimarães.

Num dos seus miradouros podes desfrutar duma magnífica paisagem que se estende até ao oceano. É também um ótimo local para fazer um passeio seguido por um picnic.

Tem também vários monumentos, grutas, um parque de campismo, um campo de minigolfe, um centro equestre e um minicomboio turístico.

Portanto tens muitas coisas que podes fazer e visitar aqui.

Santuario Penha_12

#7 Local – Casa de Sezim

Para dormir recomendo que fiques na Casa de Sezim. Vais sem dúvida sentir-te como um príncipe ou princesa.

Logo ao chegares salta à vista a sua fachada monumental. Dentro casa podes apreciar os papéis panorâmicos e os seus lustres.

Também podes nadar na sua piscina, jogar ténis, passear a pé ou a cavalo nos montes que circundam a casa e desfrutar dum bom vinho desta casa.

É um ótimo local para passar férias, recomendamos-o vivamente.

portugal-minho-vingaard-stu

#8 Local – Santuário do Bom Jesus do Monte

O Santuário de Bom Jesus do monte é um santuário católico dedicado ao Senhor de Bom Jesus constituído por 3 escadórios (escadório do pórtico, escadório dos cinco sentidos, escadório das três virtudes) com várias capelas e fontes cheias de significados.

É um ótimo sítio para passear, mas é um bocado extenuante subir o escadório!

O parque que faz parte do Santuário de Bom Jesus do Monte é ótimo para quem tem crianças pois podem brincar num parque infantil que lá existe.

Também não podes deixar de andar no primeiro funicular da península ibérica que está lá!

bom-jesus-de-braga

#9 Local – Restaurante Paraxut

Como isto de visitar monumentos abre o apetite, recomendo que vás comer ao restaurante Paratux.

Este é um restaurante aconchegante com esplanada na Praça de São Tiago. O funcionário que nos atendeu era bastante simpático e a posta à mirandesa que comemos estava excelente. É uma boa escolha para quem tem filhos e tem uma excelente relação qualidade/preço.

Por isso se forem a Guimarães recomendo este restaurante sem qualquer dúvida.

paraxut-restaurante

Onde Ficar

Sugerimos o Trovador City Guest House. Aqui frequentemente temos ofertas da casa.

Localizado no Centro Histórico de Guimarães, o Trovador City Guest House, nasce a partir de um novo conceito de turismo, onde os afectos e o conforto fazem parte da nossa definição na arte de bem receber. 

Quando visitares esta bela cidade de Guimarães, vais sentir que aqui Nasceu Portugal e todos nós pertencemos a esta cidade, directa ou indirectamente.
FBTrov3

FBTrov4

FBTrov5

FBTrov2

Estas são as nossas sugestões do que eu gostei de visitar em Guimarães.

E tu o que é gostaste de visitar ou é uma viagem na tua lista?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *