8 dos Melhores Parques Naturais De Portugal

A beleza natural de Portugal é cada vez mais reconhecida como um dos principais atrativos do país. Este “retângulo” de reduzidas dimensões surpreende pela riqueza paisagística e pela diversidade cultural que tem para oferecer.

Para que te possas surpreender com a riqueza natural do nosso país, preparámos uma seleção de 8 parques naturais de Portugal. É altura de calçares umas botas e de partires à descoberta!

Geopark Naturtejo

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional é o primeiro geoparque português. Abrange mais de 4600 km2 e inclui parte dos concelhos de Vila Velha de Ródão, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova, Idanha-a-Nova e Castelo Branco. No Geopark Naturtejo é possível visitar 16 geomonumentos, cuja importância é reconhecida pela Unesco. Com muito para ver, destacamos as magníficas Portas de Ródão e os icnofósseis de Penha Garcia.

naturejo2

naturejo1

Parque Nacional Peneda-Gerês

É o único Parque Nacional de Portugal (atenção, não confundir com “Parque Natural”). Estende-se por 72 mil hectares e inclui as serras do Gerês, Soajo, Peneda e Amarela e os planaltos de Castro Laboreiro e da Mourela. Aqui podes mergulhar na natureza, como em nenhum outro ponto do país. Planaltos, vales, serras, cursos de água e cascatas pontuam a paisagem. A fauna e a flora impressionam pela sua riqueza e diversidade. Em que outra zona de Portugal se consegue encontrar lobos plus size canada goose coats https://www.canadagoosessale.org Canada Goose kids online price, corços, veados, javalis, falcões, águas-reais e víboras negras?

pubblogll

Geopark Arouca

O Geopark Arouca foi reconhecido pela UNESCO em 2009 e tem para oferecer diversos locais de grande interesse, como as Trilobites Gigantes de Canelas, os Iconofósseis do Vale do Paiva e as Pedras Parideiras da Castanheira. No total são 41 locais de interesse geológico. Além de toda esta riqueza, o Geopark Arouca oferece ótimas condições para a prática de atividades como escalada, canyoning, canoagem e kayak. O Rio Paiva é reconhecido como um dos melhores pontos nacionais para a prática de kayak-rafting e rafting.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

geoparkarouca1

Parque Natural das Flores (Reserva Natural)

O Parque Natural das Flores foi criado em 2011, englobando 9 categorias distintas de áreas protegidas. Este Parque é constituído por ecossistemas terrestres e marinhos e destaca-se por apresentar uma grande biodiversidade e geodiversidade. Fazendo jus ao seu nome, o Parque Natural das Flores alberga muitas plantas fascinantes, incluindo a “Verónica” (Veronica dabney), uma das plantas mais raras do mundo.

ilha-das-flores

Parque Natural do Pico

Este é o maior parque natural do arquipélago dos Açores, contanto com mais de 22 áreas protegidas. Na prática, este parque abrange cerca de 35 da superfície total da Ilha do Pico e ainda 79 km2 de área de proteção marinha. A imagem mais marcante deste Parque Natural é logicamente a montanha do Pico. Este é o ponto mais alto de Portugal, mas também o 3º maior vulcão do Oceano Atlântico. Outros pontos de destaque do Parque Natural do Pico são a Gruta das Torres e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, que é reconhecida como Património Mundial pela UNESCO. Além de toda a envolvência cultural e natural deste Parque, também é necessário destacar as estruturas de apoio adjacentes, as quais já mereceram diversos galardões nacionais de arquitetura.

pico

Parque Natural da Serra da Estrela

É o parque natural mais antigo do país e é também o maior. Estende-se por uns imensos 101 mil hectares e abrange seis concelhos. Os aspetos mais marcantes do Parque Natural da Serra da Estrela incluem as nascentes de três rios (Zêzere, Mondego e Alva), o ponto mais alto de Portugal continental e a única pista de esqui do país. Este Parque Natural alberga animais como o lobo, a raposa, a lontra e o javali e os seus céus são cruzados por aves imponentes como o falcão peregrino, a águia-real, a águia de asa redonda, o milhafre preto e o bufo real.

serra-da-estrela

Parque Natural da Serra de S. Mamede

No interior alentejano, já parede meias com a fronteira com Espanha, encontramos o Parque Natural da Serra de São Mamede. A área sul deste parque é dominada pelas paisagens de montado, com grandes propriedades nas quais predomina a agricultura extensiva de sequeiro e a criação de gado. Já a área norte é uma zona de serra. O cume da Serrão de São Mamede oferece vistas deslumbrantes – note-se que nos dias de céu limpo é possível ver o mar, que se encontra a mais de 200 km de distância.

sao-mamede

Parque Natural da Arrábida

A uma pequena distância de Lisboa podemos encontrar algumas das mais espetaculares paisagens de Portugal. A Serra da Arrábida oferece imagens deliciosas de união entre o verde da serra e o azul do mar. O pontos mais alto do Parque Natural da Arrábida localiza na Serra do Risco, uma formidável arriba com 380 metros de altura. Ao longo de todo o parque é possível encontrar pequenas praias de areia branca, onde é possível passar excelentes dias de praia. Praias como Galapos, Galapinhos e a Praia dos Coelhos merecem visitas demoradas, quando o tempo convida a um mergulho no mar.

Serra_Arrabida

Com tantos locais imperdíveis, tens a certeza de que é boa ideia ficar em casa no próximo fim-de-semana? E porque não dar uma vista de olhos as nossas ofertas especiais de Hotéis em Portugal e Hotéis desde 1€?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *