10 Praias Fluviais Para Saborear Lentamente no Centro do País

Numa altura do ano em que um parte significativa da população portuguesa sonha com as areia douradas e a água morna das praias algarvias, há quem ouse procurar outros destinos, igualmente paradisíacos, mas mais afastados dos circuitos turísticos tradicionais.

Estamos a referir-nos, é claro às fantásticas praias fluviais que cativam cada vez mais portugueses. Neste artigo apresentamos-te 10 praias fluviais situadas no centro do país que convidam a um roteiro alternativo nestes meses de verão.

10 Praias Fluviais no Centro do País Que Aguardam a Tua Visita

1. Praia Fluvial do Pego Penha Garcia – É uma autêntica piscina formada por um açude. A falta de algumas infraestruturas comuns nas praias fluviais é largamente compensada para imponência da paisagem. A Praia Fluvial do Pego Penha Garcia serve também como ponto de partida do Percurso Pedestre “Rota dos Fósseis”, o qual leva os caminhantes a fazer uma autêntica viagem a eras passadas.

penha-garcia-praia-do-pego

2. Praia Fluvial de Fernandaires – Situada na albufeira da barragem de Castelo de Bode encontra-mos esta praia fluvial de traços únicos. A sua envolvência é pontuada por colinas repletas de medronheiros e pinheiros bravos. Para uma maior segurança, esta praia conta com uma piscina flutuante. As infraestruturas da praia incluem estacionamento, balneários e bar.

3. Aldeia do Mato – Também na Albufeira da barragem de Castelo de Bode, situa-se a praia fluvial da Aldeia do Mato. Esta é uma das praias fluviais com melhores apoios e ofertas de lazer da região centro. Trata-se de uma praia vigiada, equipada com uma piscina flutuante, estacionamento grátis e balneários. A oferta de lazer inclui aluguer de kayaks e gaivotas e um parque de merendas.

praia-fluvial-de-aldeia-do-mato-fb

4. Benfeita – Ao contrário da generalidade das praias fluviais, esta praia fica localizada numa localidade, mais exatamente na Aldeia do Xisto de Benfeita. É nesta local que as ribeiras do Carcavão e da Mata se encontram, dando origem à praia fluvial da Benfeita. Uma intervenção recente dotou esta praia de um polidesportivo e de balneários. A proximidade da praia fluvial de Benfeita de locais icónicos como a Mata da Margaraça, Fraga da Pena ou a Aldeia Histórica do Piódão aumentam o seu interesse.

praia-fluvial-da-benfeita

5. Ana de Aviz – A praia fluvial Ana de Aviz fica no concelho de Figueiró dos Vinhos. Uma represa estrategicamente colocada transforma as águas da ribeira num praia onde impera a tranquilidade. A nível de infraestruturas esta é uma praia excecional: possui estacionamento, acesso para pessoas com mobilidade reduzida, bar e esplanada e parque de merendas. A área circundante à represa é relvada, convidando a horas de absoluta pacatez.

praia-fluvial-ana-de-aviz

6. Quinta do Alamal – No concelho de Gavião e nas margens do Tejo, encontramos a praia Fluvial Quinta do Alamal. Trata-se de uma praia acessível, com instalações sanitárias, posto de primeiros socorros e presença de um nadador salvador. A praia do Alamal encontra-se inserida num centro de Aventura, onde é possível praticar atividades como slide, rappel ou canoagem.

praia-fluvial-alamal (21)

praia-fluvial-da-bogueira2praia-fluvial-da-bogueira

7. Praia Bogueira – A praia fluvia de Bogueira é uma praia com ambiente tranquilo, situada em Casal de Ermio, em pleno rio Ceira. O relvado convida a estender a toalha e a usufruir da atmosferta relaxante. Conta com vigilância, balneários e bar com esplanada. No local também é possível alugar barcos a remos e gaivotas para explorar o belo rio Ceira.

8. Agroal – A praia fluvial do Agroal é famosa pela fama das suas águas termais. A praia fluvial conta com uma piscina, área de lazer, anfiteatro exterior, solário, balneários e cafetaria com esplanada. A presença de nadadores salvadores e de um piquete permanente dos Bombeiros Voluntários de Ourém oferece garantias de segurança e de socorro rápido, caso exista necessidade. As águas da praia do Agroal são rodeadas de mitos: reza a lenda que por ali viveu uma moura encantada. Há também quem afirme que um mergulho nas águas frias do Agroal é suficiente para curar muitas doenças de pele.

praia-fluvial-agroal-olhares-sapo

9. Barragem de Santa Luzia em Pampilhosa da Serra – Junto à pequena aldeia de Casal da Lapa fica um dos locais mais famosos de Pampilhosa da Serra: a praia fluvial da barragem de Santa Luzia. Aninhada entre dois grandes rochedos, esta barragem impressiona logo à primeira vista. A piscina fluvial permite que adultos e crianças nadem em segurança. Fora da água existem muitas outras atrações: circuito de manutenção, ciclovia, um campo polidesportivo e um halfpipe de skate.

barragem-da-danta-luzia

10. Fragas de S. Simão – Para muitos, este é um dos locais mais bonitos do país. A praia fluvial das Fragas de São Simão tem uma localização única, encontrando-se no meio de gigantes fragas. As águas límpidas convidam a um mergulho refrescante, enquanto as imponentes fragas piscam os olhos aos aventureiros mais intrépidos. Escalada, slide ou rappel são algumas das atividades possíveis de realizar nas Fragas de São Simão.

Fragas de S Simao - Figueiro dos Vinhos - to Oliveira

Estas 10 praias esperam por ti! Atreve-te a explorar toda a beleza que o centro de Portugal tem para oferecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *