10 Aldeias do Centro Que Provavelmente Ainda Não Conheces… Mas Devias

Tantas vezes esquecido pelos guias turísticos, o centro de Portugal é um verdadeiro repasto de história, natureza e cultura. Ao passearmos pelas aldeias históricas do centro de Portugal encontramos curiosidades em todas as esquinas e enveredamos por uma verdadeira viagem no tempo. Aventura-te e descobre estas 10 fantásticas aldeias do centro do país.

1.Penha Garcia

Esta aldeia templária é uma das povoações mais marcantes do centro de Portugal, devido à conjugação de natureza e história, que podemos encontrar em toda a sua área. Do topo do Castelo de Penha Garcia, os nossos olhos conseguem descortinar uma das mais belas paisagens da Beira Baixa. Em Penha Garcia, tens que visitar o castelo e as muralhas e deves espreitar também as rochas quartzíticas com 490 milhões de anos.

penhagarcia

penha-garcia-fosseis

2.Monsanto

Foi considerada em 1938 a “Aldeia mais portuguesa de Portugal” e não é difícil perceber o porquê. Até numa breve visita conseguimos perceber que a “portugalidade” de Monsanto não reside apenas na sua arquitetura. Tradições antigas como as marafonas e os adufes continuam fortemente presentes na personalidade desta aldeia. O adufe é um instrumento musical, de inspiração árabe, produzido com pele de ovelha. Já as marafonas são bonecas feitas com trapo, que se destacam por vestirem trajes regionais. Não passes por Monsanto sem visitar a Torre de Lucano, as Muralhas e o Castelo de Monsanto, a Capela de São Miguel e a Igreja de Santa Maria do Castelo.

monsanto

3.Belmonte

No topo do Monte da Esperança encontramos Belmonte, uma das três localidades que formava a linha defensiva do Alto Côa. Belmonte foi berço da valorosa e leal família Cabral, cujo mais membro mais famoso viria a ser o navegador Pedro Álvares Cabral. Esta aldeia também é famosa por ter acolhido a primeira comunidade judaica do país. São muitos os locais de interesse que podes descobrir em Belmonte, mas destacamos o Castelo, o Pelourinho e dois museus: o do Azeite e o Judaico.

belmonte-castelo

4.Talasnal

Bem no interior da Serra da Lousã, encontramos a aldeia do Talasnal, uma das aldeias de xisto mais emblemáticas do país. O ambiente que rodeia a aldeia do Talasnal remete-nos de imediato para a exploração da natureza e para as vivências de outras eras. Com cerca de 70 casas, esta é a maior aldeia de xisto da Serra da Lousã. Além dos inevitáveis passeios pelas estreitas ruas da aldeia, é quase um dever explorar a beleza natural das redondezas.

Talasnal

5.Piódão

A aldeia do Piódão é uma das mais conhecidas do país, principalmente devido às suas tradicionais casas de xisto castanhas. Apenas a Igreja, no seu tom branco, contrasta com o resto da aldeia. Localizada na fascinante paisagem da Serra do Açor, a aldeia do Piódão oferece a comunhão perfeita entre história e natureza. De visita a Piódão, é obrigatório visitar a Igreja Matriz, a Capela de São Pedro, o Núcleo Museológico e a Fonte dos Algares.

6.Idanha-a-Velha

É uma das mais importantes localidades nacionais em termos de importância arqueológica. A riqueza histórica desta localidade abrange visitas dos romanos, visigodos, árabes e templários. Visitada e dominada ao longo dos milénios por tantas civilizações, Idanha-a-Velha conserva uma atmosfera pitoresca. Os locais de visita obrigatória incluem o Pelourinho, a Torre de Menagem, as Pontes Romanas, a Muralha e a Igreja de Santa Maria.

idanhaacelha

idanhaavelha

7.Castelo Rodrigo

Em Castelo Rodrigo tens a oportunidade de fazer uma verdadeira viagem pela história da humanidade. A região é rica em vestígios do Paleolítico, da era romana e até da passagem dos muçulmanos. A aldeia de Castelo Rodrigo foi palco de intensas lutas, conquistas e reconquistas, o que ainda hoje é visível nas suas estruturas. De visita a Castelo Rodrigo não deves perder: as muralhas e o Castelo, o Palácio Cristóvão Moura, a Igreja Matriz e o Pelourinho.

CasteloRodrigo03

castelo rodrigo

8.Marialva

Esta aldeia beneficia de uma localização ímpar: ergue-se sobre um penhasco, bem perto do rio Alva. Apesar da sua diminuta dimensão, foi outrora uma localidade de importância militar estratégica. A sua altura e os difíceis acessos tornavam quase impossível a sua conquista. A cidadela fica no interior das muralhas do castelo. Obrigatório visitar o Castelo, a Porta do Anjo e a Igreja Matriz.

Marialva

9.Sortelha

Sortelha é uma das aldeias mais características do centro do país, sendo também uma das localidades mais antigas de todo o território nacional. Toda a aldeia de Sortelha foi construída em granito, mantendo-se hoje quase como era há 500 anos. A visita a esta aldeia situada a mais de 760 metros de altitude vale a pena, não só pelo traçado medieval, mas também pelo Castelo e pelas suas Igrejas.

sortelha

10. Almeida

Ladeada por muralhas, esta vila medieval foi cenário de batalhas durante séculos. Desde a reconquista cristã, em 1039, até às disputas liberais oitocentistas, a população de Almeida enfrentou incontáveis batalhas. Apenas em 1927, esta importante localidade perdeu a sua atividade militar, tornando-se essencialmente num local de elevado interesse histórico. Ao explorares as ruas de Almeida, não hesites em visitar a Torre do Relógio, o Castelo, as Casamatas e as muralhas da Praça Forte.

almeidaedited1

E tu, já visitaste alguma das aldeias? Qual é que vai ser a próxima?

Roblox HackBigo Live Beans HackYUGIOH DUEL LINKS HACKPokemon Duel HackRoblox HackPixel Gun 3d HackGrowtopia HackClash Royale Hackmy cafe recipes stories hackMobile Legends HackMobile Strike Hack

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *